domingo, 20 de outubro de 2013

Algumas verdades sobre a constituição


Na semana retrasada foi comemorado 25 anos da promulgação da constituição brasileira. Dito como um marco histórico por marcar o início da democracia de forma concreta em nosso país.
Agora o que interessa não é quanto tempo tem a constituição do nosso país nem se foi um marco ou não, o que quero fazer neste espaço é demonstrar se aquilo que está escrito no papel é uma realidade para os brasileiros como um todo.


Pois bem, dizem os "entendidos" que nossa constituição é uma das mais modernas no mundo. Estranhamente mesmo sendo uma das mais modernas, esta mesma constituição vive se enchendo ainda mais de acréscimos como emendas, fora as medidas provisórias que formariam uma nova constituição de tantas que foram feitas.

Eu como um leigo da constituição penso, se é tão moderna como dizem, como pode ter tantos remendos?
Tudo bem, vamos dizer que isso faz parte afinal vivemos mudando de opinião, não? talvez a constituição não seja tão moderna quanto dizem ou tem tantos buracos que se faz necessário mais e mais emendas e medidas provisórias.

Como disse sou um leigo no assunto, acredito que só nossos gloriosos políticos que foram os representantes do povo conheçam a constituição de cabo a rabo, será?

O importante neste post não é saber quem sabe mais ou menos, nem quem fez a constituição ou se ela é moderna. O que quero aqui é saber se o que está escrito é uma realidade. Nosso país parece funcionar apenas e quando as coisas estão escritas no papel, parece que vivemos e temos que viver com uma cartilha embaixo do braço para poder viver nesse país.

Vou colocar pequenos trechos da constituição, (talvez em vários posts para não estender muito) para saber se o que está no papel é uma realidade e analisar a utilidade do que está escrito.

Vamos começar com algo que nem é válido em termos legais, mas diz um pouco sobre quem deveria nos representar. Vou colocar o preâmbulo da constituição que demonstra um  pouco de toda a realidade que segue na constituição

"Preâmbulo
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte
para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais
e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a
justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos,
fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. "


Logo de cara diz, os políticos reunidos para instituir a democracia e assegurar DIREITOS como segurança, bem-estar e blá blá blá. Lembro que este trecho é o início do livro em análise e já começa com erros.

Primeiro, dizer que eles nos representam, os políticos NUNCA nos representaram, eles representam seus próprios interesses

Segundo, estão ai para assegurar direitos do povo, mentira, se eles não nos representam como vão assegurar algo como segurança ou o que for? veja se eles não tem seguranças próprios

Terceiro, como dizem em dar o direito de igualdade, se eles como representantes do povo são tão diferentes deste mesmo povo. Possuem seguranças, trabalham em dias diferentes do povo, ganham muito acima do trabalhador comum. Dá pra fazer um livro com as diferenças. Isso não é igualdade

Na continuação destas declarações mentirosas, é dito que foi fundada na harmonia social. Onde vivemos em harmonia? temos violência, temos corrupção destes mesmo que dizem nos representar. Chega a ser revoltante

Outro ponto, dizem nossos representantes que resolvem as controvérsias de forma pacífica. Sim, essa é a única verdade que temos neste preâmbulo, nossos representantes quando tem problemas internacionais para resolver, fazem de forma pacífica, deixam o outro lado tomar a decisão que for, seja ela boa ou ruim para nosso país, onde quase sempre saímos  perdendo

Para finalizar, dizer os nossos representantes que promulgam a constituição sob a proteção de Deus?
Outra leviandade, o deus deles é o dinheiro o diabo, menos o Deus que está na bíblia. Se tivessem vergonha na cara  retirariam Deus desta constituição, Deus é correto é justo é perfeito.

Conclusão, como vimos nossa constituição começa de forma desonesta e mentirosa. Com palavras mentirosas daqueles que dizem nos representar, como podemos acreditar no restante do que foi feito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário